Comunicação
Bacia de Santos

Ibama concede Licenças de Operação para o FPSO P-75 (DP de Búzios 2) e para o FPSO Pioneiro de Libra (SPA 1 do Campo de Mero)


No dia 31 de outubro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu à Petrobras a Licença de Operação (LO) nº 1465/2018 para operação do FPSO Pioneiro de Libra, no âmbito do Sistema de Produção Antecipada do campo de Mero.  O FPSO Pioneiro de Libra é destinado a realizar o Teste de Longa Duração (TLD) e os Sistemas de Produção Antecipada (SPA) do Campo de Mero. Cabe destacar que após a declaração de comercialidade, a área de Libra passou a ser denominada campo de Mero.

Em 01 de novembro, o Ibama emitiu a Licença de Operação (LO)  nº 1468/2018 para o FPSO P-75, que atuará no Desenvolvimento da Produção e Escoamento de Búzios 2, Campo de Búzios, no âmbito da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos – Etapa 2. O FPSO P-75 tem capacidade de processamento de até 150 mil barris de petróleo e 7 milhões de metros cúbicos de gás natural, podendo armazenar até um milhão e quatrocentos mil barris de óleo.

A vigência dessas licenças ambientais estará condicionada ao cumprimento das condicionantes estipuladas pelo órgão ambiental.

Campo de Mero

O consórcio de Libra, atual Mero, é liderado pela Petrobras, com participação de 40%, em parceria com Shell (20%), Total (20%), CNPC (10%) e CNOOC (10%), além da companhia estatal Pré-Sal Petróleo (PPSA), que atua como gestora do contrato. O volume recuperável total estimado do campo de Mero é de 3,3 bilhões de barris de óleo.

Campo de Búzios

O campo de Búzios está localizado a cerca de 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, a uma profundidade de água de 1.600 a 2.100 metros. A sua declaração de comercialidade foi anunciada pela Petrobras em dezembro de 2013. O campo responde pelo maior entre os volumes contratados pela Petrobras através do regime de Cessão Onerosa - 3,058 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Clique aqui e acesse a LO do FPSO Pioneiro de Libra (SPA 1 do Campo de Mero) e aqui para a LO do FPSO P-75 (DP de Búzios 2)

Notícias relacionadas