Comunicação
Bacia de Santos

Para mitigar os impactos acústicos sobre os mamíferos marinhos durante as atividades de pesquisa sísmica, é realizado o Monitoramento Acústico Passivo (MAP).

Cada atividade sísmica realizada possui o seu monitoramento, que é implantado apenas quando existe alguma atividade sendo feita na região. O MAP é executado pela empresa contrata pela Petrobras para realizar a sísmica. A seguir será apresentado, como exemplo, as informações do MAP da Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D Nodes no Campo de Lula, Bacia de Santos, que foi realizado durante o ano de 2015.

O Monitoramento Acústico Passivo foi oferecido como ferramenta complementar à observação visual realizada durante todo o período de execução da atividade de pesquisa sísmica, nos períodos noturno e diurno. Os dados obtidos pelo MAP durante operações diurnas foram comparados com aqueles obtidos pelos observadores de bordo, como forma de testar e comparar a eficácia dos métodos na detecção de mamíferos marinhos nas proximidades da embarcação.

Durante os períodos nos quais estavam ocorrendo disparos dos canhões de ar, caso um cetáceo fosse detectado pelo monitoramento num raio de 500 metros ao redor das fontes, os disparos eram suspensos e apenas autorizados a retornar após um período mínimo de 30 minutos para o afastamento do animal, confirmado pela ausência de detecções acústicas.

O Monitoramento Acústico Passivo também foi utilizado durante os períodos em que não estavam ocorrendo disparos dos canhões de ar para identificação dos parâmetros acústicos das espécies de cetáceos presentes e dos padrões de vocalização.

Para a execução do projeto foi utilizado um arranjo com quatro hidrofones, quatro pré-amplificadores e um sensor de profundidade; cabo de reboque; cabo de convés; e sistema de processamento de dados. A plataforma computacional utilizada foi o PAMGuard, amplamente utilizada nos sistemas de monitoramento para a indústria offshore. O PAMGuard é um programa de código aberto que integra diversas funções para detecção, localização e classificação de sinais acústicos para mitigação de mamíferos marinhos.

Para conhecer a proposta de projeto de Monitoramento Acústico Passivo para a Atividade de Pesquisa Sísmica Marítima 4D nodes no Campo de lula, clique aqui.