Comunicação
Bacia de Santos

Petrobras realiza oficina de capacitação da atividade pesqueira em Cananéia


A Petrobras realizou, como condicionante de Licença Ambiental sugerida pela Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, duas Oficinas de Capacitação para Pescadores Artesanais: uma sobre artesanato com escamas e couro de peixe, denominada "Alternativas econômicas para a pesca", e outra abordando a manutenção de motores de embarcações artesanais. Os cursos aconteceram nos dias 03 e 04 de abril, em Cananéia, no estado de São Paulo, e atenderam ao público da cidade e dos municípios de Iguape e Ilha Comprida.

No total, cerca de 40 pessoas, entre pescadores e seus familiares, que trabalham com comércio e processamento do pescado local, participaram das oficinas, que contaram com instrutores especializados. Na primeira, as alunas obtiveram detalhes sobre a matéria prima – escamas e couro de peixe -, e aprenderam como tratá-la, manuseá-la e a montar as diversas peças elaboradas ao longo dos dois dias, como bijuterias, enfeites e artefatos úteis para o dia a dia.

Na oficina de motores, os pescadores conheceram as principais partes que compõem um motor a combustão de embarcação pesqueira, além de seus acessórios e como eles funcionam em conjunto. O instrutor mostrou quais são os problemas mais comuns que podem surgir e como diagnosticá-los, culminando com as ações necessárias para o reparo e manutenção do motor. Procedimentos de segurança durante o processo também foram abordados ao longo do curso.

O aproveitamento e satisfação dos participantes das duas oficinas foram constatados através da avaliação geral do evento. A realização da oficina atende condicionante do processo de licenciamento da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos – Etapa 1.

Notícias relacionadas