Comunicação
Bacia de Santos

Glossário


P

Petróleo : Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado.
Plataforma fixa : Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apóia no fundo do mar.
Plataformas : unidades que podem ou não ser habitadas, utilizadas para as atividades de perfuração de poços e produção de petróleo e gás natural.
Poço : perfuração no solo (no mar ou em terra) para alcançar o reservatório de óleo ou gás natural.
Poço de Extensão : Todo poço com petróleo e/ou gás natural, que permite a delimitação ou a ampliação de uma jazida, independente do fato de poder ou não ser aproveitado economicamente para produção. PORTARIA ANP Nº 76, DE 03/05/2000.
Pós-sal : Camada do subsolo que se encontra acima da camada de sal situada alguns quilômetros abaixo do leito do mar.
Posicionamento dinâmico : Sistema para manter praticamente inalterado o posicionamento de uma sonda, compensando a ação do mar. O sistema é automático e consiste de um receptor de sinais que são processados e transmitidos aos propulsores da embarcação a fim de corrigir instantâneamente a sua posição.
Pré-sal : nova fronteira exploratória de reservas de petróleo, localizada entre 5 e 7 mil metros de profundidade da superfície do mar. Fica abaixo de uma camada de rochas e de outra camada de sal (que pode chegar a 2 mil metros de espessura) no subsolo marinho.
Produção : Etapa que sucede a exploração quando há a descoberta de uma acumulação de petróleo ou gás natural e é feita a declaração de sua viabilidade comercial. Essa etapa envolve a perfuração dos poços produtores, a instalação da infra-estrutura de produção e a produção propriamente dita do óleo e do gás.