Comunicação
Bacia de Santos

Glossário


C

Campo (de Petróleo ou de Gás Natural) : Área produtora de petróleo ou gás natural tendo um ou mais reservatórios, em profundidades variáveis. Os reservatórios são denominados campos após a sua declaração de comercialidade.
Contrato de Cessão Onerosa : Sistema para exploração e produção de petróleo no qual a Petrobras adquiriu da União, por meio de contratação direta, o direito para produzir até cinco bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em áreas do pré-sal que não estão no modelo de concessão. Sob esse modelo foram concedidos sete blocos: Franco, Florim, Nordeste de Tupi, Sul de Tupi, Sul de Guará, Entorno de Iara e Peroba, totalizando uma área de 3.865 km². A duração do contrato é de 40 anos, prorrogáveis por mais cinco anos.
Contrato de Partilha de Produção : Sistema para exploração e produção de petróleo usualmente utilizado em áreas com baixo risco exploratório. Vence a licitação aquele que oferecer à União a maior participação no volume de óleo produzido (o chamado óleo-lucro). No Brasil, é adotado para as atividades de exploração e produção em áreas do pré-sal que não se encontravam sob o modelo de concessão antes da Lei 12.351/10 e em áreas estratégicas. De acordo com a lei, a Petrobras  é sempre a operadora, com participação mínima de 30%.