Comunicação
Bacia de Santos

Glossário


A

Afretamento : Contrato de aluguel mediante o qual se obtém o direito de utilizar uma embarcação, podendo ser de produção, como uma plataforma, uma sonda de perfuração, uma embarcação de apoio.
Águas profundas : águas oceânicas situadas em áreas com lâmina d’água, em geral, entre 300 metros e 1.500 metros. 
Águas rasas : Profundidade d´água entre 0 (zero) e 300 metros.
Águas ultraprofundas : Águas oceânicas situadas em áreas com lâmina d’água, em geral, acima de 1.500 metros.
ANP : sigla para Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Trata-se do órgão regulador de setor de petróleo e gás natural no Brasil.

B

Bacia : trecho da crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem conter petróleo e gás natural, associados ou não.
Bacia Sedimentar : Depressão na crosta terrestre onde se acumulam rochas sedimentares que podem ser portadoras de petróleo e gás, associados ou não.
Barril : Unidade de medida de volume, equivalente a 158,98 litros, ou 0,15898 metro cúbico (m3).
Barril de óleo equivalente (BOE) : unidade utilizada para converter um volume de gás natural em um volume de óleo.
Barril de óleo equivalente (BOE) : Unidade utilizada para permitir comparar (converter), em equivalência térmica, um volume de gás natural com um volume de óleo.  
Bloco : Pequena parte de uma bacia sedimentar onde são desenvolvidas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural. 
BPD : abreviatura para barris de petróleo por dia.

C

Campo (de Petróleo ou de Gás Natural) : Área produtora de petróleo ou gás natural tendo um ou mais reservatórios, em profundidades variáveis. Os reservatórios são denominados campos após a sua declaração de comercialidade.
Contrato de Cessão Onerosa : Sistema para exploração e produção de petróleo no qual a Petrobras adquiriu da União, por meio de contratação direta, o direito para produzir até cinco bilhões de barris de óleo equivalente (boe) em áreas do pré-sal que não estão no modelo de concessão. Sob esse modelo foram concedidos sete blocos: Franco, Florim, Nordeste de Tupi, Sul de Tupi, Sul de Guará, Entorno de Iara e Peroba, totalizando uma área de 3.865 km². A duração do contrato é de 40 anos, prorrogáveis por mais cinco anos.
Contrato de Partilha de Produção : Sistema para exploração e produção de petróleo usualmente utilizado em áreas com baixo risco exploratório. Vence a licitação aquele que oferecer à União a maior participação no volume de óleo produzido (o chamado óleo-lucro). No Brasil, é adotado para as atividades de exploração e produção em áreas do pré-sal que não se encontravam sob o modelo de concessão antes da Lei 12.351/10 e em áreas estratégicas. De acordo com a lei, a Petrobras  é sempre a operadora, com participação mínima de 30%. 

D

Declaração de comercialidade : notificação escrita do concessionário à ANP declarando uma jazida como descoberta comercial na área de concessão.
Descoberta comercial : descoberta de petróleo ou gás natural que tornem possível o retorno dos investimentos na produção.
Duto : tubulação destinada ao transporte de petróleo, seus derivados e gás natural.

E

E&P : Exploração e produção de petróleo e gás natural.
EIA/Rima : sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente. A produção do EIA/RIMA é exigida do empreendedor pelo órgão ambiental para que este possa avaliar a viabilidade ambiental de um empreendimento durante a fase de licenciamento. Para saber mais, clique aqui.
Embarcação de apoio : embarcação utilizada para transporte de passageiros, cargas sólidas ou líquidas a granel, serviços de reboque, lançamento de âncoras, entre outros, até as plataformas.
Exploração : Etapa que envolve o mapeamento e interpretação de dados geofísicos e geológicos, para a identificação das áreas das bacias sedimentares com maior potencial para a ocorrência de acumulações de petróleo e gás natural, a perfuração de poços pioneiros e, em caso de descoberta de uma acumulação, a sua delimitação por meio da perfuração de poços de extensão. Nesse caso, é também feita a avaliação da produtividade das camadas de reservatórios portadoras de petróleo ou gás natural.

F

FPSO : sigla em inglês para floating, production, storage and offloading. São navios-plataforma com capacidade para processar, armazenar o petróleo e prover a transferência do petróleo e/ou gás natural.

G

Gás : Um derivado de petróleo é denominado gás quando se apresenta em estado gasoso nas condições de pressão e temperatura da superfície. Combustível fóssil, encontrado em rochas porosas que pode estar associado ou não ao petróleo.
Gás natural : Mistura de hidrocarbonetos leves (metano e etano, principalmente). É o gás encontrado na jazida, associado ou não ao petróleo.
Gasoduto : tubulação destinada ao transporte de gás natural.
Grau API : medida utilizada para expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. O termo API é uma classificação do American Petroleum Institute. Quanto maior o grau API, mais “leve” é considerado o óleo, tendo maior valor comercial.

H

Hidrocarboneto : Composto químico constituído por átomos de carbono e hidrogênio, aos quais se podem juntar átomos de oxigênio, nitrogênio e enxofre. Todos os hidrocarbonetos tem uma propriedade comum: oxidam-se facilmente, libertando calor, e são combustíveis. Ver Petróleo.

I

Ibama : Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

L

Lâmina d'água : distância entre a superfície da água e o fundo do mar.
Licenciamento ambiental : procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizem recursos ambientais consideradas potencialmente poluidoras ou que podem causar danos ambientais.
Licitação de Blocos : Procedimento administrativo, de natureza formal, onde o governo ou Agência Reguladora estabelece os requisitos técnicos, econômicos e jurídicos que deverão ser obrigatoriamente atendidos pelas empresas que se propõem a exercer atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural, mediante contratos de concessão ou partilha de produção. 

N

Navio aliviador : navio que coleta o óleo produzido em um FPSO e o transporta até um terminal terrestre.
Navio petroleiro : Navio destinado ao transporte de petróleo e derivados (navio-tanque).
Navio sonda : Navio dotado de equipamentos que permitem a perfuração ou a completação de um poço submarino.

O

Offshore : Localizado ou operado no mar.