Comunicação
Bacia de Santos
FPSO Pioneiro de Libra

Libra

Teste de Longa Duração e Sistemas de Produção Antecipada de Libra

Este empreendimento faz parte do Programa Exploratório do Bloco de Libra, que visa obter informações para definir a melhor estratégia de desenvolvimento de toda a área  através dos futuros sistemas definitivos. A Petrobras pretende realizar um Teste de Longa Duração (TLD) e quatro Sistemas de Produção Antecipada (SPA) para a obtenção de dados robustos e confiáveis sobre o reservatório.

O Bloco de Libra está localizado na Bacia de Santos, a 165 quilômetros do litoral do estado do Rio de Janeiro, em lâmina d’água variando entre 1.700 metros e 2.300 metros, com uma área de 1.547 quilômetros quadrados.

Para a realização dos TLDs e SPAs do Bloco de Libra, será utilizado um navio-plataforma  do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading), denominado FPSO Pioneiro de Libra. A produção de petróleo será armazenada no FPSO e escoada através de navios aliviadores, enquanto o gás produzido será parcialmente consumido na unidade de produção e o restante reinjetado no reservatório.

As licenças relativas ao Teste de Longa Duração e Sistemas de Produção Antecipada de Libra foram emitidas pelo Ibama, sendo a Licença Prévia nº 539/2016, em novembro de 2016; a Licença de Instalação nº 1148/2017, em março de 2017 e a Licença de Operação nº 1397/2017, em julho de 2017, que autoriza o início das atividades do Teste de Longa Duração, por meio do FPSO Pioneiro de Libra.

Acompanhe nosso mapa interativo

Ver    agora